Contribuintes reclamam de sumiço de dados em sistema do INSS na BA

Publicado em: 15/02/2016

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Feira de Santana, cidade a 100km de Salvador, reclamam do sumiço de dados no sistema, o que impede o recebimento de benefícios aos quais teriam direito. Os problemas surgem uma semana após os médicos peritos do órgão voltarem ao trabalho, depois de quatro meses em greve.
O assistente administrativo Ismael Ressurreição caiu de moto e quebrou o braço, mas não conseguiu afastamento do trabalho por doença pelo INSS porque no sistema não consta nenhuma contribuição feita por ele. Meu resultado foi dado como indeferido. Desde o dia 11 [de janeiro], que foi quando fiz a perícia, estou sem retorno e não tem previsão, conta.
O mesmo aconteceu com o operador de máquinas Adenilson Filho. Deu falta de qualidade do assegurado, quando deixa de contribuir por 12 meses. Estou desde outubro sem receber nada e com parentes me ajudando, diz. O INSS confirmou que houve falha no sistema sobre as informações dos segurados. O órgão diz que o problema foi identificado e está sendo resolvido.
Com a greve dos peritos, 20 mil perícias deixaram de ser feitas nos 21 municípios que fazem parte da gerência de Feira de Santana. Estamos dando prioridade às pessoas que não foram atendidas, não realizaram primeira perícia e àqueles segurados que têm desejo de antecipar voltar ao trabalho, explica César Pitanga, chefe da sessão de saúde do INSS no município.
Fonte: G1 (02/02/2016)










Voltar