Em Franca: INSS agenda entrada na aposentadoria em novembro

Publicado em: 01/06/2016

O trabalhador que pretende requerer a aposentadoria nos próximos meses no INSS, em Franca, pode ter que adiar o plano. A agência da cidade está com fila de pelo menos seis meses entre o agendamento da data e o atendimento. Aos que não podem ou não querem esperar o prazo, a alternativa tem sido encaminhar o usuário para fazer o pedido em alguma unidade da região. Além de Franca, há unidades do INSS em Batatais, São Joaquim da Barra, Ituverava, Orlândia e Cássia (MG).

Segundo um servidor da agência francana, o problema ocorre desde o começo do ano e acontece em decorrência da greve dos servidores no ano passado, pois o serviço ficou represado. O funcionário confirmou que o agendamento na cidade está sendo feito para novembro.

Em nota, o INSS informou um aumento nos últimos dias no número de solicitações de agendamento para requerimento de aposentadorias e diz que esse aumento da demanda pode estar dificultando o acesso do público ao agendamento desse tipo de serviço. Via assessoria, o órgão também disse que o agendamento por telefone e internet está funcionando normalmente.

Nessa segunda-feira, um trabalhador que preferiu não ser identificado disse que tentou agendar a entrada na aposentadoria em Franca e não conseguiu. Por telefone, foi informado que a data mais próxima seria para hoje, 1º de junho, em Cássia (MG). Se quisesse esperar para dar entrada na aposentadoria em Franca, teria que esperar muito tempo. Me informaram que só tem data para 2017.

O INSS revelou que em abril deste ano, somente em Franca, foram solicitadas 299 aposentadorias. Em maio, até o último dia 26, esse número subiu para 377.

Não há prazo mínimo determinado previsto em lei entre a realização do agendamento e a data de entrada na agência, porém, em média, é considerado um tempo aceitável entre 45 e 60 dias. O INSS informou não ter um prazo previsto para regularizar o atendimento, mas que trabalha para solucionar o problema o mais breve possível. A gerência do INSS está atuando para aumentar o número de vagas disponíveis para atender a população que procura esse tipo de serviço.

De acordo com o servidor da agência em Franca, o trabalhador que não conseguir entrar com o pedido agora não precisa se preocupar, pois o benefício será pago retroativamente, com base justamente na data do primeiro agendamento.

Sobre o encaminhamento para outras cidades, o INSS esclareceu que o direcionamento é feito pelo atendente da Central 135, que sugere o agendamento de acordo com as datas mais próximas nas unidades da região. Além de Franca, o problema em relação às aposentadorias também têm ocorrido em unidades da capital paulista.

Fonte: Jornal Comércio da Franca/Portal GCN (01/06/2016)










Voltar