Greve de médicos peritos do INSS deve ser deflagrada até a sexta feira
Publicado em: 02/09/2015
Depois de os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que estão em greve há quase dois meses, agora é a vez dos médicos peritos paralisarem as atividades em todo o País. A Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) deve anunciar a decisão ao INSS e a greve está prevista para ser deflagrada em 72 horas, ou seja, até a sextafeira (4). A resolução foi tomada em assembleia no sábado em Brasília. De acordo com a secretária da ANMP, Clarissa Bassin, a categoria reivindica reajuste de 27%, para recuperar perdas salariais dos últimos anos, o fim das terceirizações na área e a readequação da carreira do segmento. A categoria manterá 30% do quadro atendendo a demanda do setor, ressalta a secretária.
Em Canoas, o gerenteexecutivo da Previdência Social, Alberto Alegre, afirma que a possível paralisação pode afetar ainda mais o atendimento aos segurados. Segundo ele, os serviços oferecidos na agência já estão limitados em razão da greve de grande parte dos funcionários administrativos. Hoje o atendimento se resume a perícia médica e serviços administrativos, como pensão por morte e alguns casos de recebimento de benefício, ressalta o gerente, que afirma que vai aguardar a decisão da ANMP para estudar estratégias que possam garantir o atendimento à população.
Paralisação
Temos 12 peritos na agência. As reivindicações são justas e a paralisação deles é específica da
atividade. Ela pode ser longa ou curta. Ainda não sabemos quantos vão aderir, ressalta o gerente executivo do INSS em Canoas, Alberto Alegre. Ele lembra que dos 24 servidores administrativos do Instituto no município, apenas seis estão trabalhando. A maioria aderiu à greve que já dura 54 dias.
Outros estão de licença saúde ou férias. Vamos ver o que faremos. O certo é que as pessoas que têm data agendada não terão prejuízo, afirma o gerente, lembrando que os segurados têm direito ao benefício.
Eles receberão desde o dia em que foi agendado. Quanto às perícias temos que esperar para saber se os médicos peritos trabalharão ou farão greve, afirma Alegre.
Espera
Após 20 dias de espera, o aeronauta Flávio Franco, 34 anos, que fez uma artroscopia no ombro,
conseguiu agendamento para requerer entrada no benefício do INSS. Ontem ele esteve na sede do Instituto, na Avenida Inconfidência, em Canoas, e foi atendido, mesmo com o local estando com as portas fechadas. Agendei a consulta por telefone. Não sei se foi a greve que provocou esta demora, mas finalmente consegui um atendimento parcial. Ainda falta o encaminhamento do INSS para o Hospital da Aeronáutica, afirma Flávio.
Negociação
Segundo o diretor do comando de greve do Sindicato dos Servidores da Previdência Social (SindisprevRS),
Thiago Manfroi, 90% do setor administrativo das agências do INSS estão parados. Ele revela que representantes do Sindicato estão em Brasília para negociar com o governo. Funcionários pedem um reajuste salarial de 27,5% imediato, com aumento gradual durante os próximos quatro anos. Além do reajuste, querem melhorias nas condições de trabalho e no atendimento à população.
Fonte: Diário de Canoas (01/09/2015)
Voltar