Mais de 7 milhões de brasileiros recebem pensão por morte, diz INSS

Publicado em: 19/07/2016

Mais de 7 milhões de brasileiros de brasileiros recebem o benefício da pensão por morte, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No ano passado, foram feitas alterações para a liberação do benefício.
A pensão por morte tem duração máxima variável, conforme a idade e o tipo de beneficiário. De acordo com a chefe de benefícios do INSS, Maristane Alencar Medrado, houve uma mudança com relação à duração. Hoje a pensão é paga de quatro meses a 20 anos, se a pessoa tiver 44 anos de idade. Se ela tiver acima de 44, aí a pensão é vitalícia, disse. Ela afirmou que o caso se aplica ao dependente viúvo ou viúva.
As principais alterações ocorreram com relação à exigência da carência, que agora são 18 meses de contribuição e também com relação à comprovação da união estável ou do casamento, que agora está exigindo dois anos de comprovação, afirmou.

Para os menores de 21 anos continua a mesma regra, ou seja, ele vai receber até completar a idade. E, no caso dos maiores de 21 anos e inválido, recebe-se o benefício até o fim da invalidez.

Fonte: G1 (14/07/2016)










Voltar