Operação Dupla Identidade prende três em Ribeirão Preto por suspeita de aplicar golpe contra o INSS

Publicado em: 12/03/2018

Três foram presos preventivamente na manhã desta quinta-feira (8) em Ribeirão Preto (SP) por suspeita de aplicar golpes contra a Previdência Social. Agentes da Polícia Federal também cumpriram quatro mandados de busca e apreensão. Uma pessoa é considerada foragida.

Batizada de Dupla Identidade, a operação investiga uma quadrilha suspeita de usar documentos falsos e pessoas com baixa escolaridade para fraudar a concessão do benefício de amparo social ao idoso. O valor desviado está sendo calculado.

Em nota, A PF informou que a investigação teve início após o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) encaminhar dados que indicavam a ocorrência das fraudes. Em 15 de setembro do ano passado, cinco foram presos em Orlândia (SP) por suspeita de agir no esquema.

Ainda segundo a PF, o grupo aliciava pessoas analfabetas e com baixa escolaridade, prometendo-lhes vantagens ínfimas. Esses indivíduos, usado documentos falsos fornecidos pela quadrilha, eram levados até agências do INSS para requerer os benefícios assistenciais.

A quantidade de benefícios obtidos fraudulentamente e os prejuízos causados ao INSS ainda serão objeto de apuração, diz o comunicado, destacando que os presos responderão por crimes de estelionato qualificado e associação criminosa.

Os alvos da operação nesta quinta-feira devem cumprir prisão preventiva. A PF divulgará mais informações sobre o caso em coletiva de imprensa ainda nesta manhã.

Fonte: G1 (08/03/2018)










Voltar