Quadrilha suspeita de falsificar RGs para fraudar INSS é presa em Manaus

Publicado em: 15/10/2015

Seis pessoas foram presas, na manhã desta quinta-feira (8), suspeitas de integrar de uma quadrilha especializada em fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A prisão do grupo aconteceu no bairro Cidade do Leste, zona leste de Manaus. Para realizar o golpe, o bando falsificava documentos de identidade para conseguir aposentadorias junto ao órgão federal. Mais de 60 RGs foram apreendidos com a quadrilha. As informações são do aspirante a tenente Luiz Ramos, da 4ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

A aposentada Maria Francisca Matarazzo Santos, 66, Gilmara Correa Guimarães, 38, Maria do Carmo, 48, Jhulison Almeida da Silva, 23, e os irmãos Itamara Aparecida dos Santos Gomes, 25, e Alexsandro dos Santos Ramires, 37, foram presos na operação.

De acordo com o aspirante, somente Maria Francisca recebia três aposentadorias de nomes diferentes no INSS. Ela mesma, de acordo com o PM, fez a denúncia após comunicar que era agredida e sofria extorsão de Gilmara. Depois de localizarmos a Gilmara, ela relatou que Maria Francisca tinha três documentos de identidade e recebia três aposentadorias. Em seguida, a Gilmara informou onde elas conseguiram os documentos e nos levaram até a casa onde estava os irmãos e mais outro homem, disse.

Segundo o aspirante Luiz Ramos, na casa apontada por Gilmara, localizada na Rua E, no Cidade do Leste, os policiais encontraram os irmãos Itamara e Alexsandro, em posse de mais de 60 documentos de identidade e cartões de créditos.

Os irmãos revelaram que o material pertence a mãe deles, Vicência dos Santos Iumbato, 60, que está foragida. O grupo confirmou que ela era dona do material. Suspeitamos que ela tenha facilidades no INSS e na emissão de certidões de nascimento em Iranduba. Não sabemos quanto eles movimentavam, mas pela quantidade de documentos falsos e cartões de créditos, era muito dinheiro, comentou.

Na casa onde os irmãos foram presos, os policiais ainda apreenderam duas motos, uma CB 300 branca e uma XRE preta, de placas clonadas, segundo o aspirante a tenenete Luiz Ramos.

O grupo foi apresentado no 4º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram autuados pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso e extorsão. Todos foram levados ao 14º DIP, onde devem seguir para a Cadeia Pública, nesta sexta-feira, conforme o aspirante Luiz Ramos.

Fonte: D24AM (08/10/2015)










Voltar