Saiba tudo sobre o cancelamento do Bolsa Família, aposentadoria por invalidez e Auxílio-doença INSS
Publicado em: 11/09/2018
A previsão até o fim desse ano é de que pelo menos R$ 5 bilhões de gastos sejam cortados no INSS e isto é motivo de preocupação para muita gente, pois sabem que poderão perder benefícios como o Bolsa Família, aposentadoria por invalidez e Auxílio-doença do INSS. O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União estão investigando possíveis irregularidades e os cortes continuarão sendo feitas.
O CMAP – Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Federais, continua fazendo as revisões nos benefícios. Este comitê existe desde 2016 e conta com a presença de técnicos e também dirigentes da CGU, da Fazenda, Planejamento e até da Casa Civil. A meta é continuar empenhado para descobrir todas as irregularidades e suspender esses benefícios.
Cancelamento do Bolsa Família, aposentadoria por invalidez e Auxílio-doença do INSS
Centenas de milhares de benefícios sociais já foram suspensos, entre eles, auxílios-doença e também aposentadorias por invalidez. Com a suspensão destes benefícios irregulares, a economia já passa dos R$ 9,6 bilhões.
Importante ressaltar que nos próximos meses estão previstos mais de 550 mil auxílios-doença para ser revisados e mais de 1 milhão de aposentadorias por invalidez, que também passarão por análise.
Cancelamento do Bolsa Família
E o CMAP não está de olho só nos benefícios do INSS, o comitê também está revisando o Bolsa Família e já encontrou várias fraudes. Só nestes últimos dois anos foram mais de 5 milhões de famílias que perderam o benefício.
O ministro do Desenvolvimento Social explicou que no caso do programa Bolsa Família, a questão nem é tanto garantir uma economia de recursos, mas garantir que a renda seja distribuída a quem realmente precise.
Segundo o ministro, enquanto muitos são excluídos do programa por não precisarem do benefício, outros que estavam na fila de espera podem ser cadastrados.

As reclamações de corte de benefícios aumentam
Apesar da população ser a favor de ter essa justiça nos benefícios, seja na aposentadoria, auxílio-doença ou Bolsa Família, existe uma preocupação generalizada, pois são vários os casos de pessoas que alegam ter o benefício cortado, quando na verdade estão precisando.
Para o CFESS – Conselho Federal de Serviço Social, está faltando transparência nesses cortes e muitos são os cidadãos que acabam tendo o benefício cortado de forma indevida, sendo preciso recorrer à Justiça, o que acaba gerando um transtorno enorme, sem contar os gastos financeiros.
A ONG Transparência Brasil alega que o governo é muito desorganizado e por isso as fraudes acontecem com tanta frequência. Um bom exemplo é a não existência de uma base de dados interligada com todo país, o que torna impossível o cruzamento de informações.
Antônio Carlos Bezerra Leonel, Secretário Federal de Controle Interno da CGU, tentou amenizar as críticas alegando que enquanto são milhões de benefícios irregulares cortados, os recursos judiciais são alguns poucos milhares.
Bezerra adiantou que o próximo passo do governo será criar um comitê que ficará responsável por monitorar as políticas fiscais, assim, haverá um grupo só para analisar possíveis fraudes de empresas.
Fonte: afolhahoje
Voltar